• “As maiores vitórias nunca são ganhas sozinhas.”

  • “Pratiquem esporte, mesmo que não competitivamente, pois é saudável e você faz boas amizades, que duram para o resto da vida.”

  • “O vencedor não é aquele que sempre ganha, mas o que nunca deixa de lutar.”

  • “A arte de vencer, aprende-se nas derrotas.”

  • “Aquele que obtém uma vitória sobre outros é forte, mas aquele que obtém uma vitória sobre si próprio é poderoso.”

  • “No esporte, quem mais perde é quem não o pratica”.

  • “O esporte é importante para modernizar nossa visão de mundo, porque socializa a gente, na derrota e na vitória.”

  • “Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente.”

  • “Sucesso é um esporte coletivo. Demonstre gratidão a todos os que colaboram com suas vitórias.”

  • “Definitivamente tamanho não é desculpa pra você não praticar esportes. Veja a MENTIRA, por exemplo. Mesmo com perna curta corre que é uma beleza.”

  • “A gente diminui o peso do corpo quando pratica esportes. E diminui o peso do coração quando pratica verdades.”

Troféu ACAIB de Atletismo! Sucesso Absoluto!

21 abr, 2017

cartaz trofeu acaib prefeitura

 

 

Tão qual um filme de Hollywood que se torna sucesso de público e crítica após seu lançamento mundial foi o Troféu ACAIB de Atletismo em Ibotirama na Bahia último dia 16 de abril. A corrida no formato Cross Country com percurso oficial de 7.5km está sendo a mais comentada do ano na região oeste e alcançando outras regiões mais distantes. O altíssimo nível da prova é o ponto mais falado nas redes sociais dentre os quase 300 atletas participantes e dentre os que ficaram na vontade prometendo comparecer em agosto para a Corrida da Emancipação de Ibotirama.

Com categorias para todas as idades, incluindo crianças de 11 até 13 anos de idade no percurso reduzido juntamente com atletas peso pesado (90kg acima) e da categoria cadeirantes, o prêmio principal de 1 salário mínimo (937,00) foi cobiçado por atletas até de outros estados, incluindo atletas baianos de nível nacional, alguns com vitórias de nível mundial como o super ídolo Giomar Pereira da Silva, baiano de Jacobina, campeoníssimo, que tem em seu currículo vitórias importantes como na Meia Maratona Internacional de São Paulo desbancando de uma vez 2 quenianos! Já venceu a Meia Maratona da Bahia, a Maratona do Rio que tinha Willy Kimutai, outro queniano, como favorito ao título. Venceu por 8 vezes (!!!) o Circuito de Corridas Caixa onde o atleta corre diversas provas em várias cidades Brasil a fora para garantir uma bolsa de patrocínio da Caixa no ano seguinte, enfim, um Herói das corridas de rua! O jacobinense veio para Ibotirama a convite de Jânio Teixeira, conhecido atleta regional.

Giomar PereiraGiomar Pereira quando corria pela equipe do Cruzeiro.

 

Mesmo aos 45 anos de idade e voltando de uma lesão, Giomar conseguiu subir no pódio da Geral Masculina do Troféu ACAIB de Atletismo que teve como campeões:

1º lugar – Laelson da Silva Santana – Miguel Calmon – BA

2º lugar – Vilmário da Conceição Pereira – Brasília – DF

3º lugar – Adelmo dos Santos Alves – Águas Lindas de Goiás – GO

4º lugar – Giomar Pereira da Silva – Jacobina – BA

5º lugar – Erionaldo Sales – Irecê – BA

20170416_093820 [1600x1200]Pódio da Geral Masculina 7.5km, Prefeito Terence Lessa entregando Troféu

 

20170416_093844 [1600x1200] DSC_7668Detalhe do campeão da prova em ação, Laelson Santana!

 

Não podemos deixar de citar as outras feras no pódio!

  • O campeão Laelson Santana já correu em Ibotirama no ano de 2015, na ocasião também voltando de uma lesão foi vice-campeão, é conhecido e respeitado por onde passa e é sempre tido como um dos favoritos por onde passa.
  • Vilmário, em 2º lugar no pódio, de Luis Eduardo Magalhães conseguiu ir morar em Brasília por conquistar uma bolsa de patrocínio no Instituto Joaquim Cruz seguindo uma planilha de treinamento repassada por Jânio Teixeira, de volta a Bahia conseguiu esta façanha de chegar na frente de tantos campeões de uma vez só!
  • O 3º colocado, Adelmo Alves, que veio de Goías prestigiar o evento, tem pódio na Maratona de Brasília, na Maratona de Goiânia, finalizou o ano de 2014 em 5º no Circuito Caixa de Corridas de Rua, dentre outras conquistas em sua carreira.
  • Erionaldo Sales de Irecê em 5º vem crescendo no esporte de acordo com o tempo que vem conseguindo conciliar entre os treinos e o trabalho já que não tem patrocínio fixo. Recentemente foi 3º colocado na Meia Maratona do Sertão em Vitória da Conquista já em sua primeira participação em corridas com essa distância.

 

 

O pódio da Geral Feminina também foi formado por estrelas! Edielza Alves e Luzinete Andrade travaram uma disputa nas ruas de Ibotirama como já fizeram antes em grandes e conhecidas corridas como a São Silvestre, Volta da Pampulha dentre outras. Atual campeã da Corrida da Emancipação de 2016, Edielza tem no currículo um 4º lugar na Corrida de São Silvestre de 2008 e levou a melhor no último domingo deixando sua rival em 3º lugar. Luzinete foi ultrapassada no último quilômetro pela goiana Adriana Oliveira Silva, campeã goiana dos 5.000 metros e vice-campeã dos 1.500 metros em 2016 e em 2017 é a atual campeã dos 10.000 metros conseguindo índice para participar do Troféu Brasil de Atletismo no próximo mês de junho. Para fechar o pódio da Geral Feminina bem pertinho vieram Suzy Ruas e Nazinete dos Santos respectivamente de Vitória da Conquista e Riachão das Neves em 4º e 5º lugar. Veja como ficou o pódio feminino.

1º lugar – Edielza Alves dos Santos Guimarães – Lençóis – BA

2º lugar – Adriana Oliveira Silva – Aparecida de Goiânia – GO

3º lugar – Luzinete Andrade dos Santos – Bom Jesus de Goiás – GO

4º lugar – Suzy Ruas – Vitória da Conquista – BA

5º lugar – Nazinete dos Santos – BA

DSC_7875 [1600x1200]

 

 

 

Passando para as categorias de faixa etária temos Ibotirama em 1º lugar em cinco categorias, isso sem contar as crianças da categoria kids do percurso reduzido que aumentam esse número! No total a cidade anfitriã do evento conquistou 19 troféus sendo 9 masculino e 10 feminino, isso ratifica o quanto a modalidade tem crescido na cidade aumentando a cada evento seu número de adeptos, principalmente entre as mulheres que conquistaram um número maior de troféus que os homens, isso porque não contamos as meninas pois na categoria até 11 anos TODAS são de Ibotirama somando mais 5 troféus para atletas donos (ou donas?) da casa.

Vamos aos troféus ACAIB que ficaram em Ibotirama:

* Categorias Masculinas:

1º lugar juvenil – Roney Silva dos Anjos

3º lugar juvenil – Augusto Silva Benedito

1º lugar 16 a 19 anos – Felisberto Silva dos Anjos

4º lugar 16 a 19 anos - Delson dos Santos Oliveira

5º lugar 16 a 19 anos - Marco Antonio Mercês de Jesus

2º lugar 20 a 29 anos – Wesley Alves dos Santos

5º lugar 40 a 49 anos – Raulino Pereira dos Santos

5º lugar 50 a 59 anos – José Faustino dos Anjos

2º lugar 60 anos acima – Geraldo Magela Raimundo de Souza

 

* Categorias Femininas:

1º lugar juvenil – Luana Mercês de Jesus

1º lugar 16 a 19 anos - Nathalia Santos Souza

2º lugar 16 a 19 anos – Hianna Gabriella Miranda

1º lugar 20 a 29 anos – Jamile dos Santos Araújo

3º lugar 20 a 29 anos – Ziolândia Domingas Santos dos Santos

4º lugar 20 a 29 anos – Juvenilde Silva dos Anjos

2º lugar 30 a 39 anos – Ailane Pereira de Almeida

4º lugar 40 a 49 anos – Betânia Josefa de Carvalho Santos Padilha

2º lugar 50 a 59 anos – Zilma Rita Delgado Teixeira de Vasconcelos

3º lugar 50 a 59 anos – Rita Souza Silva Teixeira

 

Voltando ao caso em particular das crianças até 11 anos, as meninas tem destaque especial, veja a foto abaixo e entenda o por quê:

DSC_7967 [1600x1200]Pódio categoria pré-mirim até 11 anos feminino

Nesta foto tem 1 pódio, 5 crianças de 2 famílias diferentes, porém, se depender da amizade e cumplicidade entre elas é uma família só. As trigêmeas idênticas Isnanda, Iarla e Isabela Araújo são destaque por onde passam, já não bastasse ver 3 pessoinhas tão parecidas andando por aí quem diria no mesmo pódio? E com suas duas melhores amigas de sala de aula na mesma escola, uma em 2º lugar, Regiele Silva dos Anjos e a outra em 5º Larissa dos Anjos Faustino?

Pois é, as trigêmeas são show, mas impressionante mesmo foi a família “dos Anjos”. Neste pódio infantil feminino Regiele dos Anjos é tia de Larissa dos Anjos; a mãe de Larissa (irmã de Regiele) está listada em 4º lugar de 20 a 29 anos; os primeiros colocados juvenil masculino, Roney dos Anjos e de 16 a 19 anos masculino, Felisberto dos Anjos são irmãos de Regiele e de Juvenilde, portanto, também tios de Larissa; em 5º lugar de 50 a 59 anos está o patriarca da família, José Faustino dos Anjos que também tem outras duas filhas gêmeas, Aline e Alane Silva dos Anjos que também praticam mas não puderam participar dessa corrida, além do irmão mais velho Juvenal Silva dos Anjos que não correu e raramente fica fora do pódio. No dia seguinte ao evento a matriarca da família começou a treinar para também participar do próximo evento em agosto, a Corrida da Emancipação de Ibotirama, no aniversário da cidade. Isso é o poder do exemplo através do esporte! Eles já contabilizam mais de 100 troféus conquistados em corridas de rua! Que tal?

Quem disse que o esporte é vida não estava brincando. Siga esses exemplos, incentive o esporte em sua família, na sua sala de aula, na sua vizinhança. Te esperamos de braços abertos.

 

E por falar em exemplo e para finalizar, aqui vai uma foto do pódio dos 3 maiores exemplos da competição que já são figuras marcantes em Ibotirama, os atletas cadeirantes Zequinha e Agnaldo de Vitória da Conquista e Antônio da cidade de Poções:

DSC_7952 [1600x1200]Categoria cadeirantes: 1º lugar – José Batista Filho; 2º lugar – Agnaldo de Oliveira Santos e 3º Antônio Carlos Pereira

 

Na próxima vez que você der uma desculpa para não praticar esporte, seja lá ela qual for: falta de tempo, com quem ir, preguiça, lembre-se desses 3 heróis e quem sabe você não muda de ideia?

 

Confira as fotos em nossa fanpage no facebook: www.facebook.com/acaib ou diretamente CLICANDO AQUI:

Breve video do evento.

 

 

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários ( )