• “As maiores vitórias nunca são ganhas sozinhas.”

  • “Pratiquem esporte, mesmo que não competitivamente, pois é saudável e você faz boas amizades, que duram para o resto da vida.”

  • “O vencedor não é aquele que sempre ganha, mas o que nunca deixa de lutar.”

  • “A arte de vencer, aprende-se nas derrotas.”

  • “Aquele que obtém uma vitória sobre outros é forte, mas aquele que obtém uma vitória sobre si próprio é poderoso.”

  • “No esporte, quem mais perde é quem não o pratica”.

  • “O esporte é importante para modernizar nossa visão de mundo, porque socializa a gente, na derrota e na vitória.”

  • “Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente.”

  • “Sucesso é um esporte coletivo. Demonstre gratidão a todos os que colaboram com suas vitórias.”

  • “Definitivamente tamanho não é desculpa pra você não praticar esportes. Veja a MENTIRA, por exemplo. Mesmo com perna curta corre que é uma beleza.”

  • “A gente diminui o peso do corpo quando pratica esportes. E diminui o peso do coração quando pratica verdades.”

O Ciclismo

História do Ciclismo no Mundo

A primeira bicicleta do mundo

Para conhecermos cada modalidade que o ciclismo oferece, vamos antes saber um pouco de onde surgiu a bicicleta, quem a inventou e como este instrumento veio a ser tornar um dos principais meios de locomoção das pessoas até a sua utilização para a prática do esporte.

Um mistério surge a partir do momento em que nos deparamos com a pergunta, Quem descobriu a bicicleta?

O surgimento do ciclismo está ligado ao surgimento da bicicleta. Alguns acreditam que Leonardo da Vinci foi o pai da idéia ao apresentar um esboço da bicicleta moderna em 1492. Alguns pesquisadores dizem que a idéia surgiu muito antes, no Egito Antigo, onde já possuía meio de transportes de duas rodas.

Bom, quanto à idéia, conseguimos ter uma noção de quem criou, agora, realmente quem montou a primeira bicicleta é uma outra questão.

Os inventores

Segundo nossas pesquisas em vários livros e sites, constatamos que o primeiro a patentear a bicicleta foi o alemão Karl von Drais, em 1817.

O francês Ernest Michaux, que muitos acreditam ser ele o inventor, na verdade, criou uma versão de bicicleta com a introdução dos pedais, em 1855. Já o irlandês John Boyd Dunlop, foi o responsável pelo pneumático em 1888.

O surgimento do ciclismo

Uma história que pode ser atrelada ao surgimento do ciclismo, vem com o escocês Kirkpatrick MacMillan, que apostou com um cocheiro, em 1842, que faria o percurso Glasgow-Carlisle mais rápido de bicicleta que a carruagem do cocheiro. Sem os acessórios que surgiram nos anos seguintes, MacMillan venceu a aposta.

Em 1869, surgia a primeira disputa de uma prova internacional, na França. O vencedor foi o Inglês James Moore, que correu os 123 km de distância que separam Paris de Rouen com velocidade média de 12 km/h.

Em 1890, foi construído o primeiro velódromo, em Paris, na França. Os franceses foram os grandes incentivadores para o crescimento da modalidade.

Este incentivo fez com que em 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, o ciclismo entrasse no programa da primeira Olimpíada fazendo o ciclismo dar um salto de crescimento.

Em 1903, o francês Henry Desgranges criou a volta da França, evento de competição de estrada mais importante do mundo até hoje.

Desde então, a evolução da bicicleta foi gigantesca e hoje presenciamos bicicletas de competições que custam milhares de dólares.

Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada emAtenas. As competições de ciclismo são divididas em três modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX.

Competições de Pista

Nesta modalidade as pistas podem ser de concreto ou madeira. As provas são: velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison (uma hora de corrida para cada ciclista, sendo o vencedor aquele que fizer mais voltas) e keirin (oito voltas na pista em que os ciclistas devem acompanhar uma bicicleta motorizada).

As bicicletas utilizadas não possuem freios e a inclinação das pistas de competição pode chegar a 42º. As competições são realizadas em pistas de 4 quilômetros de extensão.

Mountain Bike

As provas são disputadas numa pista de terra com várias irregularidades (buracos, elevações e obstáculos). Existem as seguintes categorias: Cross Country (praticada em terreno irregular com muitas subidas e descidas), Free Ride (em pistas com muitos saltos e descidas) e Down Hill (somente descida em alta velocidade).

Competições de Estrada

Existem dois tipos principais de provas: resistência (para homens são 195 km e para mulheres 70 km) e contra o relógio (os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo). As primeiras competições oficiais desta modalidade ocorreram em Paris, no final do século XIX.

BMX

As provas ocorrem em pistas de 350 metros com diversos obstáculos. São duas modalidades: corrida (BMX Racing) e manobras (BMX Freestyle).

Benefícios para a saúde

A prática do ciclismo, desde que feita com orientações de especialistas e acompanhamento médico, é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular. É uma excelente atividade aeróbica e sua prática regular queima muitas calorias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIVRO: Fique por dentro dos Esportes Olímpicos, Editora: Casa da Palavra Produção Editorial.
LIVRO: A história dos Esportes. Duarte, Orlando. Editora: SENAC/SP.
LIVRO: O que é ciclismo. Silva Vieira, Armando Freitas; Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.
SITE: Union Cycliste Internationale - www.uci.ch
SITE: Comitê Olímpico Brasileiro - www.cob.org.br